Diante da notícia da aprovação da PEC dos gastos públicos e sabendo que vem mais por aí, a gente fica quieto e entra em desespero em 10 segundos...
1. Além disso, eles querem (e vão) fazer a reforma da previdência.
2. Eles vão congelar o crescimento real do salário mínimo, a aposentadoria é baseada em salários mínimos, o salário de todos os pobres e de todos os aposentados não vão acompanhar a economia, diminuindo o poder de compra (além de toda patifaria que ainda vai acontecer nessa previdência...)
3. As pessoas vão trabalhar mais tempo para aposentar e com certeza estarão mais doentes quando se aposentarem - se não morrerem antes - e terão um SUS cada vez pior para encarar, porque já é realidade, não vamos progredir na saúde - e um plano de saúde aceitável para alguém com mais de 60 anos já passa dos mil reais.
4. Eles vão congelar o investimento real na Saúde e Educação em uma população que só cresce. E isso, hoje, já é real.
5. A educação e a saúde privada estão cada vez mais caras. As pessoas ganhando menos, cada vez mais pessoas, que hoje têm condições de pagar, vão precisar de saúde e educação públicas (e encontrarão cada vez piores, diante da aprovação da falta de investimento nisso)
6. As pessoas trabalhando mais tempo, com a expectativa de contribuição de 49 anos da reforma na previdência, vão sobrar menos vagas no mercado de trabalho - que já não tem vaga.
7. Ja somos 12 milhões de desempregados, mais um ano está acabando, mais pessoas se formando, mais pessoas deixando de ser o futuro da nação pra ser um problema para o sistema. De 700 mil a 1 milhão de pessoas se formam no ensino superior por ano no Brasil (e disseram pra elas que elas teriam um futuro). Amanhã seremos 13 milhões e depois de amanha 10% da população brasileira.
8. Menores salários. Menos empregos. Mais pessoas na linha da pobreza. Menos educação e menos saúde proporcionalmente.
(Lembrando que algumas classes e alguns aí foram excluídos dessa regra...)
9. Isso tudo pensado e articulado por caras aposentados aos 50 anos (e não começaram a contribuição com 1), com auxílios que beiram a casa dos milhões mensais, que tem seu plano de saúde vitalício e um auxílio educação de dois dígitos multiplicados por mil - tudo pago com dinheiro público do trabalhador que é economicamente estuprado por impostos. Fora tudo que eles vem roubando e desviando da administração pública e não podem ser julgados porque está na lei que todos somos iguais perante a ela, MAS eles tem foro privilegiado decidido pela lei que eles mesmos criaram.
10. Esse ano me formo. Estou desempregada. Tenho mais 49 anos de uma contribuição que não posso escolher se vai ser feita, mas provavelmente não vou receber uma aposentadoria humana. Vai ser muito difícil um emprego que me dê estabilidade de investimento em uma velhice tranquila, se eu chegar lá. Isso sou eu que serei formada em uma universidade pública de excelência, vaga muito restrita nesse Brasil.
Mas tudo bem, minha gente... A galera sempre me diz que política não muda nada na vida de ninguém e não se discute, pra eu parar de perder tempo com isso... Mas que dá uns 10 segundos de desespero, se você pensar um pouquinho, da sim!
O Estado é laico, mas que Deus tenha piedade de nós (e pouco deles, porque não vai ser nessa justiça que vão fazer alguma coisa por nós).
14 de Dezembro de 2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário