Por que as pessoas insistem em não falar sobre política e, por isso, insistem em votar naquele fulano que eu acho legal, aquele cara que fala bem, aquele ali que não é do partido que falaram mal na TV? Humanidades.
O mundo político tem dado bons tapas na nossa cara, e a humanidade não aprendeu ainda que somos todos humanos e temos os piores e melhores lados, basta apenas optar pelo possível governante que se faz menos ruim. E essa realidade é triste. Os seres humanos serem tão imperfeitos quanto a justiça que não lhes coloca limites corretamente.
Aqui no Brasil, uma bizarrice atrás da outra. Dilma não era o exemplo de presidente, mas (em sua maioria) votaram nela para não eleger Aécio, que não ganhou nem onde foi governador (porque só arrumou onde o padre passava). Seu impeachment, após arrumarem uma desculpa pra isso, tornou presidente um Temer inelegível, pois nosso presidente é ficha suja. Hoje, até a galera contra Dilma tem percebido o quanto o cara é sem base, que sua sujeira vai muito além da ficha e do plano de governo não eleito.
E no meio disso tudo, a ideia é dar anistia a quem foi corrupto (porque vai dar muito trabalho lavar o congresso...) e, a partir de hoje, o que sempre foi crime será crime (?).
Voltando às eleições democraticas, São Paulo perde um prefeito visionário, que fez do caos paulistano uma cidade acolhedora e transformou o caixa negativo em 6 bilhões positivos pra o novo prefeito. Isso porque o cara é do PT, mesmo que não tenha nada contra ele na justiça, ninguém tenha citado o nome de Haddad, o PT virou o símbolo da corrupção, feita muito antes do PT existir, feita pelo PT, pelo PMDB e pelo PSDB, por pessoas sem caráter, não por partidos.
Se ainda vivemos em uma democracia, o cara podia perder. Mas fica a pergunta: para um empresário que não entende nada de gestão pública e quer cobrar pedágio interurbano e privatizar o Parque do Ibirapuera na cidade que era acolhedora? A maior cidade da América Latina ser governada por um milhonário que tem denúncias dos seus funcionarios por nao pagamento de salário e vai comandar a vida de 10% da população brasileira? As pessoas que votaram nele sabem que São Paulo tem umas 6 ou 7x a população do Uruguai? É quase ser presidente...
Mas a política são opções; são visões.
Hilary Clinton não era uma ótima opção. Queria que Trump fosse dado como xenófobo e, por outro lado, dizem que ela é corresponsável por ataques à Síria. Mas era a opção que eu escolheria, por achar Trump ainda mais sem jeito, um maluco. Ele ainda teve um plano de governo eleito e, por respeito a democracia, foi talvez o que os EUA precisava (e se eu não sei dar um jeito aqui em casa, não estou podendo falar do vizinho, embora não concorde que alguém precise de um psicopata no poder).
Posições políticas que hoje me vem a mente. Fazem menos de 24h que morreu aos 90 anos Fidel Castro. Dependendo do seu ponto de vista, estamos falando de um ditador, alguém que perseguiu religiosos e homossexuais, não aceitou opiniões contrárias, teve mãos de ferro quando não precisava ter e que estava errado por tudo isso. Dependendo do seu ponto de vista, estamos falando de um cara que impediu Cuba de ser colonizada eternamente pelos EUA, promoveu saúde e educação de qualidade para todos; uma população em que 70% das mulheres eram prostitutas antes dele e depois dele foi erradicado o analfabetismo e nenhuma criança cubana estava nas ruas. Na verdade, as duas opiniões estão certas. Na verdade, um cara imperfeito como todos os outros; um governo imperfeito e não unânime como todos os outros. Cuba, talvez não precise mais de Fideis Castros, mas talvez tenha precisado em 1959. Não faz sentido faltar a respeito com a morte do cara, mesmo que talvez a história não o absolva totalmente.
O que eu quero com tudo isso? Pedir que você discuta sim política, que saiba o quanto ela influência na sua vida; que pare com esse extremismo de defender candidatos com unhas e dentes, pois eles são imperfeitos e que principalmente pare de não aceitar a opinião alheia ou se fechar como se você fosse totalmente dono da razão: você também é imperfeito; é muito ignorante se negar a pontos de vista diferentes, só por não ser o seu - Estude política, entenda política, fale política e fiscalize todos os candidatos, não só o dos outros.
26 de Novembro de 2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário